Certidão de Quitação Eleitoral – Imprimir

O voto é um direito de todo cidadão brasileiro, a partir dos 16 anos e até os 70 anos. Porém, apesar de se tratar de um direito, votar é também um dever, quase como uma obrigação. E quem não vota pode ter sérios problemas.

Quem está em débito com a Justiça Eleitoral e tem seu título de eleitor cassado tem ainda mais problemas. Esses eleitores não podem, por exemplo, tirar documentos oficiais, assumir vagas em concursos públicos ou, ainda, se matricular em instituições de ensino.

Para garantir que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral, a cada pleito o mesário que registra o voto fornece um comprovante de votação. O documento, pequeno, acaba sendo perdido por muitas pessoas, o que dificulta a comprovação de que está tudo em dia.

Para provar que o eleitor está quite com a Justiça Eleitoral  e vem cumprindo seu dever cívico de registrar o voto a cada eleição está a disposição a Certidão de Quitação Eleitoral.

Certidão de Quitação Eleitoral

Essa certidão tem como objetivo atestar não apenas que o eleitor vem cumprindo sua obrigação de votar a cada eleição como seu título de eleitor está ativo e plenamente regular.

O documento atesta ainda se o eleitor pagou ou não as multas por não votação, se está atendendo as convocações da Justiça Federal para trabalhar nas eleições ou, no caso de candidatos, se prestou contas de sua candidatura.

Para emitir e imprimir a certidão de quitação eleitoral via internet, o eleitor deve clicar nesse link (http://www.tse.jus.br/o-tse/sistemas/monitoramento-de-sistemas), selecionar a opção cadastro eleitoral e certidão de quitação, escolher o período e clicar em gerar relatório.

O documento estará disponível para impressão, apenas, quando o eleitor se enquadra nos seguintes critérios: ausência de divergência de dados entre os informados no documento e os registrados na Justiça Eleitoral, não ocorrência de restrições (como o não comparecimento a eleições) e o preenchimento de todos os campos solicitados.

Caso o eleitor não consiga emitir e imprimir sua certidão por algumas destas razões, deve procurar qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral e verificar quais pendências estão sendo apontadas.

O profissional que o atender orientará como regularizar a situação e, assim, obter a certidão de quitação eleitoral.