Como justificar o voto online – TRE

Embora se trate de uma obrigação (muito falada e discutida, por sinal), e algo que faz parte da vida dos brasileiros adultos de quatro em quatro anos, algumas pessoas optam por não votar, seja por convicção, esquecimento ou obrigações com trabalho, por exemplo.

Para aqueles que, por algum desses ou outros motivos, não estão em condições de votar nestas eleições, a Justiça Eleitoral permite que as pessoas expliquem os motivos pelos quais não poderão comparecer às urnas. Essas explicações constituem a justificativa do voto.

Como justificar o voto online

Para tornar o dia a dia das pessoas ainda mais fácil, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado ou município permite que os eleitores entreguem essas justificativas via internet.

Nesse formato, o eleitor deve acessar o sistema próprio de envio das justificativas ao TER, o Justifica. Esse sistema funciona em diferentes navegadores de internet (como Mozilla Firefox ou Google Chrome). Para entrar no sistema, basta acessar esse link: http://apps.tre-sp.jus.br/justifica-internet/appview/ocorrencias/justificativa/requerimentoJustificativaEleitoralForm.faces

Após a página ser carregada em seu computador, é necessário que o eleitor se identifique corretamente, informando nome completo (com a mesma grafia utilizada no título eleitoral), número do documento e data de nascimento.

Em seguida, o eleitor deve informar, detalhadamente, as razões para a justificativa do voto e, então, anexar um documento que comprove a veracidade dessa informação (por exemplo, um atestado médico que comprove a internação na ocasião do pleito, bilhetes de viagens, etc).

Finalizado o processo, o eleitor receberá um número de protocolo, para que possa acompanhar o andamento de sua justificativa. Esses trâmites serão informados também no e-mail indicado durante o preenchimento da justificativa online.

Quanto tempo tenho para justificar meu voto?

Para não sofrer punições como a cobrança de multa ou, ainda, correr o risco de ter seu título de eleitor cassado, o eleitor deve acessar o sistema do Tribunal Regional Eleitoral o mais rápido possível para justificar porque não votou.

No caso de eleitores que estão no Brasil, por exemplo, o prazo para justificar a ausência do voto é de até 60 dias após realizadas as eleições. Os brasileiros que estão fora do país tem  menos tempo: 30 dias após seu retorno à pátria.